sábado, 16 de fevereiro de 2013

Vigilância Sanitária de olho nos alimentos e bebidas durante o carnaval!!




bebidasespetinhos2Em dias de carnaval, os foliões devem ficar atentos com a alimentação na rua. A Vigilância Sanitária e Ambiental de Petrolina (Visa) também está de olho naqueles que vendem comidas e bebidas no espaço da festa. Equipes da Secretaria de Saúde estão nas ruas para inspecionar e orientar ambulantes e comerciantes.
Ao todo, 45 ambulantes, além dos comerciantes com ponto fixo, estão sendo orientados no percurso do carnaval sobre os perigos da comercialização de produtos que tenham qualquer situação suspeita na sua comercialização ou armazenamento.
“Os alimentos oferecidos no saquinho, na maioria das vezes, representam um risco à saúde, pois o plástico fica constantemente exposto em bancadas e balcões. Quanto às bebidas, apenas consumir as que estiverem em suas embalagens originais e limpar bem a tampa da bebida com guardanapo, evitando que a sujeira do isopor entre na lata” explicou o coordenador da Vigilância Sanitária, Jarbas Costa.
As carnes merecem atenção especial no armazenamento. Todo o preparo de temperos e cortes deve ser feito em ambiente apropriado e fechado, longe de outras atividades. “O famoso espetinho deve ser feito em casa, conservado no isopor refrigerado e assado na hora para o cliente. O queijo coalho, quando não feito com leite pasteurizado, não deve ser comido cru ou mal assado, pois pode causar brucelose”, informou Jarbas.
Os consumidores que suspeitarem de qualquer comércio irregular de alimentos ou bebidas podem procurar os fiscais da Visa que estarão circulando durante o carnaval de Petrolina, entre a Praça 21 de Setembro e a orla da cidade. (Fonte/fotos: Ascom PMP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário