terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Nestlé diz ter achado DNA de cavalo em carne de fornecedor do frigorífico JBS e Multinacional retira produtos adulterados das prateleiras da Espanha e da Itália!


AP
O JBS é o maior produtor de carne do mundo

A empresa suíça Nestlé anunciou nesta segunda-feira (18) ter encontrado traços de DNA de cavalo em dois produtos da marca vendidos na Itália e na Espanha que usam carne do frigorífico brasileiro JBS.
A gigante dos alimentos diz não haver risco à saúde dos consumidores, mas um erro na etiquetagem indica falha no padrão de qualidade. A origem do problema estaria na empresa alemã H.J. Schypke, que fornece a carne à JBS Toledo N.V., uma subsidiária do grupo brasileiro na Europa. 
Como precaução, foram retirados das prateleiras dois tipos de massa, Buitoni Beef e Beef Tortellini. Além destas duas variedades, a multinacional também barrou a venda de uma de suas lasanhas congeladas, a Lasagnes à la Bolognaise Gourmandes, vendida ao mercado corporativo francês.

A medida tomada nesta segunda-feira, segundo a Netlé, acontece após os testes indicarem presença de carne de cavalo numa porcentagem acima do 1% permitido pela agência estatal britânica Food Safety Agency (FSA). Isso indicaria “adulteração ou grave negligência”, diz o comunicado
JBS se defende
Por meio de nota à imprensa, a JBS informou que a Schypke não pertence ao grupo. O escritório da companhia na Bélgica, a JBS Toledo, foi notificado nesta segunda-feira (18) sobre a comercialização da carne de cavalo fornecida pela empresa alemã.
A empresa informa ainda seus contratos com fornecedores são assinados em comum acordo com seus clientes. Em outras palavras, a Nestlé teria concordado com a Schypke como fornecedora.
"Os clientes da JBS Toledo participaram ativamente desse processo, auditando e aprovando os fornecedores europeus selecionados. Desde o início do fornecimento, todo o processo operacional e logístico foi conduzido pelo produtor alemão, que enviava o produto diretamente ao cliente final", informou o comunicado da JBS.
A JBS Toledo optou por suspender todos os contratos com a Schype e deixará de vender produtos europeus até que o caso seja apurado. A empresa brasileira informou ainda que nenhum contrato sofreu alteração ou foi cancelado depois do escândalo revelado pela Nestlé.

http://economia.ig.com.br/empresas/industria

Nenhum comentário:

Postar um comentário